Estaria o ciclismo urbano sendo superestimado?

Há poucas tendências recentes no urbanismo que receberam tanto apoio como o ciclismo: muitos o consideram a melhor forma das cidades reduzirem congestionamentos e poluição, tornar os centros urbanos mais densos e vibrantes, e aumentar a atividades e, portanto, a saúde dos cidadãos. Assim, não é surpresa que um grande número de propostas tenha surgido em todo o mundo, promovendo o ciclismo como um meio atraente de se deslocar. 

Contudo, parece que recentemente muitas propostas que incorporam o ciclismo estão "passando por terrenos acidentados". Saiba mais a seguir.

Talvez a proposta mais sofisticada tenha sido o fruto da colaboração entre Foster + Partners e Space Syntax: Skycycle, uma ciclovia elevada em Londres sobre a infraestrutura ferroviária existente. Apesar de ter sido elogiada por muitos, a proposta também tem sido bastante criticada por ser uma "fantasia extravagante". Julia Thayna criticou o projeto por ser uma proposta exageradamente cara que irá, em última análise, prejudicar a vitalidade urbana de Londres (veja aqui), e, segundo o Atlantic Cities, mesmo um dos líderes do projeto, Tim Stonor, admitiu que há aspectos negativos na proposta, dizendo que separar o tráfego de bicicletas e carros pode perpetuar um sentimento de "nós contra eles". Ele diz que este tipo de projeto não é o mais adequado para a maioria das cidades, e apenas faz sentido em Londres "pois a malha de ruas tem uma capacidade limitada."

Na Espanha, por outro lado, uma série de protestos se ergueu contra um plano de introduzir um bulevar para bicicletas em Burgos, segundo o Atlantic Cities. O problema, lá, não está relacionado especificamente com o ciclismo, mas com os severos cortes orçamentais que afetaram os serviços públicos da cidade. Os envolvidos nos protestos sentem que a cidade está administrando mal seu dinheiro e "os habitantes locais sentem que estão recebendo bolo, quando precisam, na realidade, de pão." Os cidadãos se sentem insultados pela noção de que o ciclismo é a cura para todos os seus problemas urbanos.

Entretanto, não há apenas más notícias para o ciclismo: em Portland, Oregon, um novo empreendimento com espaço para 1.200 vagas de bicicleta está sendo construído (cerca de 2 por apartamento), e, segundo o Bike Portland, mesmo esse número pode não ser suficiente. Será uma das maiores instalações de armazenagem de bicicletas da América do Norte e ajudará Portland a se tornar uma das cidades mais abertas ao ciclismo dos EUA.

Então, o que tudo isso significa para o ciclismo? Pode simplesmente significar que o ciclismo, como um estratégia de planejamento urbano, já está maduro. As pessoas não o estão mais vendo como uma solução otimista para todos os problemas. Para algumas cidades ele funciona, enquanto que em outras já se sabe que outras alternativas são necessárias. 

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Estaria o ciclismo urbano sendo superestimado?" [Has Cycling Hit A Speed Bump?] 04 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-173846/estaria-o-ciclismo-urbano-sendo-superestimado> ISSN 0719-8906

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